sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Testemunho

O escritor e jornalista Eric Nepomuceno é conhecido por traduzir os principais autores contemporâneos da literatura hispânica. Amante da cultura latino-americana, ele atuou por vários anos como correspondente de jornais brasileiros no exterior. É desse período que nasceu o livro “Caderno de notas: um repórter na América Latina”, que foi reeditado alguns anos depois com novos textos. Foi essa segunda edição que eu “descobri” por acaso, hoje, na biblioteca. Desisti do livro que eu iria comentar e li “Caderno de notas” de uma vez só. Não me arrependi: o livro é muito bom.

O livro foi organizado com textos que tinham sidos alterados ou não publicados por motivos políticos e anotações, daquelas que os repórteres fazem para serem utilizadas um dia. Escrito com uma linguagem coloquial, o texto se aproxima muito mais da oralidade do que da gramática, é como estar ouvindo a história de uma testemunha que conta tudo o que viu, ouviu e sentiu. Nepomuceno nos conta, por exemplo, o dia em que a Argentina chorou a morte do general Perón, um relato impressionante que causa arrepios mesmo em quem não era nascido naquela época. Também narra momentos importantes da história recente do continente, que muitas vezes desconhecemos, como algumas atrocidades das ditaduras que abalaram vários países da região e a dura situação dos mineiros bolivianos.

O autor mostra, ainda, a vida na Nicarágua durante o ataque dos Contras e o embargo econômico ao país, além de contar a história do Canal do Panamá – e a esperança do país em conseguir a soberania de volta. No fim, um texto em homenagem ao amigo Julio Cortázar e uma entrevista com o escritor mexicano Juan Rulfo, na qual o autor de Pedro Páramo explica porque parou de publicar seus textos. Nepomuceno abre seu caderno de notas para mostrar o que presenciou como jornalista. Seu livro lembra momentos históricos que teimamos em esquecer ou não nos interessamos em conhecer.



É possível ler alguns textos de Nepomuceno na internet, é só clicar em:

http://paginas.terra.com.br/arte/dubitoergosum/arquivo85.htm
http://www.jobim.com.br/colab/ericnepo/eric.html
http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/cadernob/2005/12/05/jorcab20051205012.html
Para saber mais sobre seu livro “O Massacre” que narra o massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará em 1996, clique no link: http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/EdicaoNoticiaIntegra.asp?id_artigo=734

Nenhum comentário: