quarta-feira, 31 de outubro de 2007

A Cartomante

Descendente de escravos alforriados, Machado de Assis, 1839, é considerado um dos mais importantes escritores brasileiros. Autodidata, dominou três línguas alem do português, que lhe permitiram traduzir importantes obras como o romance “Trabalhadores do Mar” de Victor Hugo e o conto “O Corvo” de Edgar Allan Poe.

Com quinze anos seu primeiro texto foi publicado em um jornal, apesar disso seu primeiro livro é lançado apenas em 1864, “Crisálidas”. Foi após ter se aposentado que Machado escreveu grande parte de sua obra. As obras mais importantes do autor são: “Dom Casmurro” (1900), “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881) e “Quincas Borba” (1892).

O conto “A Cartomante” faz parte dos livros “Varias Historias” e “Contos: Uma Antologia”. Um dos motivos que torna a leitura deste texto em especial muito interessante é o fato de ter sido escrito em 1884 e mesmo 124 anos depois tratar de um tema tão atual. O drama é vivido por Camilo: melhor amigo de Vilela e amante de Rita, esposa de Vilela.

O suspense criado é enorme e é capaz de fazer suas seis páginas de desenvolvimento parecerem dezenas até culminar em seu clímax e um descrente buscar os conselhos de uma cartomante. Machado torna o texto tão envolvente que impossibilita o leitor de não sentir a mistura de sentimentos de Camilo ou de não ler o conto até seu desfecho.

Para conferir o conto acesse http://www.releituras.com/machadodeassis_cartomante.asp e verás que mesmo que tivesse centenas de paginas lerias todo de uma só vez.

Nenhum comentário: