quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A culpa da Sociedade, Fernando Sabino









O conto, "A culpa da Sociedade" de Fernando Sabino é um dos temperos, do livro "A Mulher do Vizinho", no livro o escritor, juntamente com seu amigo de infância Otto Lara Resende, faz uma coletanea de 70 trabalhos, entre crônicas e contos escritos na sua carreira. O livro que surpreende pelo realismo, leva o leitor para as situações do cotidiano apresentadas pelo escritor.


Com um discurso que inspira simpatia a condição humana, um dos contos que melhor define o livro é o "A culpa da sociedade", onde " Na praça 15 um rapaz de cor preta..." é acusado de roubar a carteira de uma senhora, mas espere um pouco ele nem chegou a roubar, sim nao roubou pois o senhor gordo e meio calvo que estava no onibus, o pegou com a "boca na botija", ainda assim o "Ladrão", tenta se defender das acusações, nessa parte da história nós ainda sentimos um pouco de pena e simpatia pelo meliante.


Com um batalhão de inquisidores e o gordo meio calvo agarrado em seu braço, o jovem continua se defendendo enquanto o acusador aos berros chama o guarda, seguindo a afirmação, de que o livro nos faz pensar de forma mais simpatica sobre a condição humana, seguimos onde o "Ladrão" diz que a culpa não foi dele, e a resposta do "gordo" perguntando de quem era, dando um tapa no meliante, ele responde que a culpa é da sociedade. Um conto realmente curto como a maioria dos contos escritos por Sabino, no final o "gordo" encontra um amigo larga o rapaz e entra no carro.



A linguagem muito bem arquitetada por Fernando Sabino é um dos atrativos dessa leitura. Como um bom gramatico, a escolha de palavras, que enriquecem o texto mas não o deixa denso, as histórias que continuarei contando desse livro, terão novos aspectos sobre o cotidiano. Para saber mais sobre o escritor...






Nenhum comentário: