terça-feira, 2 de outubro de 2007

Primeiro ingrediente: “A orelha de Van Gogh”.

Não se assustem: estou com o livro de receitas aberto em minhas mãos e garanto, vai adicionar a nossa sopa um sabor delicioso. “A orelha de Van Gogh” livro de contos escrito por Moacyr Scliar ganhou o prêmio Casa de lãs Américas 1989.

Moacyr Scliar nasceu em 1937 em Porto Alegre, descendente de judeus e formado em medicina pela UFRGS em 1962; características que o influenciaram em toda sua obra. Scliar publicou mais de setenta livros em varias línguas e foi eleito, em 2003, para a Academia Nacional de Letras.

O conto “A orelha de Van Gogh” trata da questão familiar tanto em seu âmbito emocional como financeiro. Com um narrador onisciente, Scliar traduz os pensamentos e sentimentos de toda família, relata rotinas e costumes das personagens e, apesar de conter apenas quatro páginas, descreve claramente o homem simples e batalhador do fim da década de 80.

O famoso jeitinho brasileiro é apresentado quando o pai tenta levar vantagem em relação ao fornecedor; o autor também mostra a humanidade em todas as personagens; como na ocasião em que o pai descobre que mesmo aquele homem conhecido como um credor implacável tinha um ponto fraco, que se revelou por ser uma paixão secreta por Van Gogh e o seu humor aparece no fim do conto na revolta e indignação do pai com a “falta de respeito” do fornecedor que não deixou ser enganado.

Em http://www.contosemquadrinhos.blogspot.com/2007/07/orelha-de-van-gogh-conto-de-moacyr.html você encontra o conto completo e apresentado em quadrinhos pelo jornalista Leandro Malósi Dóro criador da arte gráfica que resume fielmente a realidade a qual Scliar se referia. A crítica da obra é tão boa quanto o próprio livro, não foi à toa que o San Francisco Chronicle divulgou que “Scliar sintetiza de forma irresistível o fantástico da imaginação latino-americana com o humor da parábola judaica”.

2 comentários:

Karina disse...

Isso aí gurizada! Texto num bom tamanho e com diversas informações!

gessicagv disse...

Adorei os textos e as brincadeiras com as palavras... muito bom a mistura dos ingredientes e o resultado da sopa!!!

parabéns!