domingo, 18 de novembro de 2007

Crônica de uma morte anunciada



Gabriel Garcia Marquez é um importante escritor colombiano, jornalista, editor e ativista político. Marquez em Aracataca, Magdalena, em 6 de março de 1928. Com o sucesso de suas novelas e histórias curtas, caracterizadas pela fusão entre a realidade e a fantasia, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura por sua obra no ano de 1982.


O primeiro trabalho literário foi o romance "La Hojarasca", publicado em 1955. Em 1957 publicou aquele que é considerado um marco na literatura latino-americana: "Cem Anos de Solidão". Com a obra, Marques tornou-se o responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-americana. Suas histórias são bastante influenciadas pelo avô materno Nicolás Marquez, que era um veterano da Guerra dos Mil Dias, e pela avó materna Tranquilina Iguarán. Os personagens de "Cem dias de Solidão" reforçam essa influência.


O livro "Crônica de uma morte anunciada" foi publicado em 1981, ano anterior ao do Nobel de Literatura, consagrando Marquez como um dos principais autores do século. No decorrer da narrativa sóbria e direta, o leitor pode perceber o rigor jornalístico que caracteriza a reconstituição dos fatos que levaram à morte da personagem Santiago Nazar. Porém, predominam a sensualidade e a beleza de sua narrativa, presentes em toda a sua obra.


A obra é narrada por um amigo de Santiago Nazar que depois de alguns anos resolve reconstituir a história deste. Na noite anterior à tragédia, ambos estavam no casamento de Ângela Vicário e Bayardo San Román. Até então ninguém imaginava o que aconteceria.


Após o casamento, Román e Ângela vão para a casa onde futuramente iriam morar. Porém, a primeira noite íntima do casal acaba revelando ao marido o que ela tanto temia: não era a primeira vez de Ângela. Bayardo, então, ainda durante a madrugada, leva a mulher de volta para a casa dos pais.


Pedro e Pablo Vicário, os gêmeos irmãos de Ângela exigem que ela diga quem foi o responsável pela desonra da família. Ângela diz que o autor fora Santiago Nazar. Os irmãos, munidos das facas usadas para sacrificar os porcos, saem para matar Santiago. Mesmo não estando muito convictos do que fariam, fato comprovado pelas inúmeras pessoas a quem contaram suas intenções, os gêmeos cumprem o prometido.


O que mais surpreende no caso é o fato de várias pessoas próximas a Santiago Nazar saberem que os irmãos Vicário estavam procurando Santiago Nazar para matá-lo, mas nenhum teve a oportunidade de avisá-lo. A estranha suscessão de coincidências sugere que não haveria como impedir a morte dele.


Links:














Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.