terça-feira, 20 de novembro de 2007

Ana Terra

E é com grande prazer que vos falo sobre este grande escritor brasileiro do século XX, Érico Veríssimo. Somente para deixa-los com água na boca comentarei o primeiro livro da trilogia O Tempo e o Vento, Ana Terra, a partir daí sigam suas leituras por toda a obra que é mais do que recomendada, é excelente.

Veríssimo nasceu em 1905 em Cruz Alta e faleceu aos 70 anos em Porto Alegre. Filho de uma família rica, mas decadente não completou nem os estudos secundários. Devido à necessidade de trabalhar Érico conseguiu emprego em uma farmácia, mas não foi bem sucedido e então em 1930 foi morar em Porto Alegre e trabalhar na redação da revista do Globo.

Seu primeiro grande sucesso foi o livro intitulado “Clarissa” em 1933. Morou por muito tempo nos Estados Unidos onde lecionou literatura brasileira na Universidade de Berkley e foi diretor do Departamento de Assuntos culturais da Organização dos Estados Americanos em Washington.

Ana Terra vivia com sua família distante do mundo em Rio Grande de São Pedro (Rio Grande do Sul) e alem de trabalhar, aos 25 anos esperava por seu amor e casamento. Um dia encontra um índio, Pedro, ferido em uma sanga perto de suas terras. A família o leva para o rancho para ajudar o índio, mas com o tempo Pedro vai se estabelecendo ali, mesmo contra a vontade do pai e dos irmãos de Ana Terra.

Assim que a família de Ana descobre que ela vai ter um filho de Pedro Missioneiro, ele é assassinado e enterrado forra das terras dos Terra, tudo pela honra familiar. Nasce o filho de Ana terra com o mesmo nome do pai em 1789. Algum tempo depois o rancho é atacado por castelhanos que matam o pai a mãe e os irmãos e destroem a casa dos Terra alem de estuprarem Ana.

Então Ana sua irmã seu filho e sua sobrinha seguem viagem com as carretas de Marciano Bezerra até as sesmarias de Ricardo Amaral, Santa Fé. Pedro vai primeiro a guerra por ordem do coronel e quando volta se casa com Arminda Mello e junto com ela tem dois filhos: Juvenal e Bibiana.Pedro então é mandado de novo a guerra, mas desta vez já parte sem a ilusão de que ira voltar e pede para sua mãe tomar conta de tudo.

Nenhum comentário: