quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Comédias da Vida Privada

As Noivas do Grajaú


Em comédias da vida privada, temos um retrato da classe média, com heróis anôniomos, os grandes e pquenos gestos a complicada engenharia familiar, o ambiente de bares, o cotidiano de casais adulteros e fiéis, uma mescla que mostra com genilaidade e bom humor de Luis Fernando Verissimo, um retrato do que poderiamos chamar de "o homem médio brasileiro".


O crônica a ser analizada hoje, é "As noivas do Grajaú", a partir da colcha de retalhos cultural que é apresentada no livro, notamos nela um tipo de manual, para homens casados que querem uma noica no Grajaú, e olhe bem, é noiva e não amante, pois quem possue uma noiva naqule bairro, é mais fiél a esposa do que ela merece, essa afirmação parece um pouco descabida, porém os eventos que se sucedem, com a "noiva teórica" acaba confirmando.


Basicamente as jovens do bairro, são mais castas que as outras, o noivo em potencial demora duas semanas para encostar não na moça mas no portão da casa dela, lembre-se não haverá na sua relação com ela nenhuma promessa sexual, com sorte só depois de um ano e meio de noivado firme você conseguirá dar uma mordidinha na orelha dela, e ela pedirá que você nunca mais fassa isso por que ela sente cócegas e quase perdeu o brinco. As recomendações seguem durante a crônica sempre exaltando a pureza dessas moças.


É claro que sua noiva tem uma familia muito atenciosa, o irmão ex-pára-quedista, o Irmãozinho que tem como principal brncadeira chutar sua canela e sair correndo, a mãe que tem bigodes e uma capacidade sobre humana de ver no escuro, e o pai da moça que está sempre com o coldre preso a cinta, é claro que não está armado, mas o tamanho do coldre já é um aviso a qualquer que queira macular sua filha.


Com tantos problemas e dificuldades, quando chega as seis horas e mãe da moça acende a luz do alpendre, é o sinal para que você vá embora, ela gospe o chiclé e pergunta se você vao voltar amanhã e infelizmente você volta.
Para saber mais sobre o autor:

Nenhum comentário: