terça-feira, 6 de novembro de 2007

Mineiro de Juiz de Fora José Rubem Fonseca (11/05/1925), escritor e roteirista de cinema é formado em direito, e foi como comissário, na polícia, que começou sua carreira. Não trabalhou em campo por muito tempo e cuidou do departamento de relações públicas até ser exonerado. Foi estudar na New York University administração de empresas e exerceu tal função na Light. José Rubem também se especializou em psicologia na Escola de Polícia e lecionou na Fundação Getúlio Vargas.

Pai de três filhos e viúvo, hoje se dedica exclusivamente a literatura. Preferindo o anonimato é descrito por amigos e familiares como uma pessoa simples afável e de ótimo humor. José Rubem foi muito influenciado, pelos anos dedicados a polícia. Muitos fatos de sua vida são relatados em seus textos que tratam da violência urbana mostrando por diferentes ângulos as mazelas da sociedade e o grande abismo entre as classes alta e baixa. Seus livros foram lançados tanto no Brasil como no exterior e fez muito sucesso tanto entre os leitores quanto à crítica.

Ganhador por cinco vezes do Prêmio Jabuti, (1970, 1984, 1993, 1996 e 2003); também recebeu o Prêmio Luis de Camões, pelo conjunto de sua obra; Coruja de ouro, roteiro Relatório de um homem casado; Kikito de ouro do Festival de Gramado, roteiro de Stelinha e Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, roteiro de A grande arte.

O conto a ser analisado é “Feliz Ano novo”. Recomendado apenas para os de estômago forte, tem uma linguagem seca e direta. Narra um assalto de três ladrões sem escrúpulos algum a uma “casa bacana que ta dando festa”. Surpreendente ,não é algo que se lê em qualquer lugar.

Para conferir este e vários outros contos além de entrevistas e até partes dos filmes de José Rubem Fonseca acesse http://portalliteral.terra.com.br/rubem_fonseca/index.htm.

Nenhum comentário: