quarta-feira, 14 de novembro de 2007

A Aliança

O livro “As mentiras que os homens contam” é uma seleção de crônicas garimpadas de várias publicações do autor, é o primeiro livro da Série Ver!ssimo. E nós do “Sopão de Letras” trazemos mais um pouco do escritor gaúcho. Reunindo 41 histórias, algumas inéditas em livro. Depois de percorrer as 176 páginas, o leitor certamente vai se lembrar de algumas situações parecidas que ocorreram em sua vida. Então se junte a essa deliciosa galeria de mentirosos inventados por Veríssimo.
Uma das mentiras, ou seja, crônica do livro é “A Aliança” , conta a história de um homem que chegou, na idade na qual com certeza, não será o dono de um cassino. Nesse ponto só duas coisas podem acontecer com ele, ganhar na loteria, ou lhe furar o pneu, furou o pneu. O homem então, tira o macaco do carro, o levanta, troca o pneu, e quando já estava fechando o porta malas caba perdendo a aliança no bueiro.
Nesse momento, ele começa a pensar em um possível diálogo com a esposa, onde contaria a versão de sua historia, assim como ela aconteceu, a saída do trabalho, o carro, o pneu, a aliança e o bueiro. Ma s tal dialogo imaginário, tem um desfecho trágico sua mulher não acredita em suas palavras, acusa-o de ter tirado a aliança para fazer um programa e sai de casa com as crianças.
Ao chegar em seu lar, resolve contar para a esposa a mentira, que na verdade ele perdera a aliança, quando fez um programa, a mulher faz uma cara de choro, vai ao quarto, fica lá por dez minutos, e volta dizendo que isso apontava uma crise no casamento, e que com bom senso acabariam resolvendo. A crônica termina assim :
-O mais importante é que você não mentiu para mim.
E foi para o jantar.
Aqui está uma adaptação da crônica, muito boa...

Nenhum comentário: