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O pampa gaúcho[1] foi palco de gloriosas batalhas e angustiantes derrotas. Foi o local onde nossos antepassados forjaram sua identidade pranchando adagas em vastas extensões de campo. Esses cruentos conflitos perpassaram séculos e deram origem a diferentes nações (Uruguai, Argentina, Paraguai, sul do Brasil). O massacre dos nativos, o estabelecimento e a caída do vice-reino do Rio da Prata[2], a Guerra da Cisplatina[3] e a independência do Uruguai, a Revolução Farroupilha, as guerras de fronteira, enfim, o pampa foi cenário desses e de outros acontecimentos. Ainda nesses locais, imigrantes de diferentes pátrias estabeleceram colônias, pondo em prática a eterna busca pela felicidade. Nossas cidades - inclusive Santa Maria - e nossa gente são conseqüência das ações desses tempos remotos. Guerras e calmarias, farturas e misérias, suor e sangue – eis o pampa.
Trecho de Tropa Amarga,
De Luiz Menezes
No êxodo triste
Os olhares são preces
Num cântico bárbaro;
Perduram só lendas
Oriundas de glórias
De há muito sepultas.
Olhai essa tropa
Senhores de terra
De nomes ilustres,
E vejam o abismo
Cavado na senda
Por forças ocultas...
Penetrem no rancho
Senhores de terra
De nomes ilustres,
E vejam o Pampa
Aquecendo tristezas
Num fogo de chão...
E ouçam o ronco
De cuia de mate
Gritando revolta,
Da terra que amamos
Do amor que é fartura
Do trigo que é pão.
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Por esses e por outros motivos que a llanura pampena tornou-se objeto da literatura. Personagens como Martín Fierro, de José Hernandez; Pablo Luna, de Eduardo Acevedo Díaz; e Blau Nunes, de João Simões Lopes Neto, são algumas das muitas figuras criadas que retratam algumas características do pampa e das pessoas que o habitam.
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Escrevi esse intróito sobre o pampa para tentar contextualizar o cenário da obra que será abordada neste post: Netto Perde a Sua Alma, de Tabajara Ruas. A história é uma ficção sobre o general farroupilha Antônio de Souza Netto[4]. Apesar disso, o livro mescla no enredo datas e acontecimentos reais.
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Tabajara Ruas é escritor e cineasta gaúcho, nasceu em Uruguaiana, no dia 11 de agosto de 1942. É autor das obras O Amor de Pedro por João, A Região Submersa, Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez, dentre outras. Em 1999, co-redigiu com Beto Souza, roteirizou e produziu o longa-metragem Netto Perde a Sua Alma, baseado em seu livro de mesmo nome.
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A história começa no dia 1o de julho de 1866, no Hospital Militar de Corrientes, República Argentina, para onde o general Antônio de Souza Netto foi levado após ser ferido na batalha de Tuiuti, no segundo ano da Guerra do Paraguai (1864-1870). Ali percebe coisas estranhas acontecendo com outros pacientes ao seu redor. Numa noite, recebe a visita de um antigo companheiro, sargento Caldeira, ex-escravo. Juntos rememoram o passado comum durante a Revolução Farroupilha (1835-1845). Eis uma passagem:
- O conselheiro recebeu uma carta do capitão Garibaldi.
- Oigaletê! Uma carta do corsário! Então ele ainda está vivo.
- Bem vivo e campeante. É uma carta da Itália. Parece que hoje ele é general. (...) Pergunta pelos companheiros da Revolução de 35.(...)
- O conselheiro Domingos teve a bondade de copiar trechos da carta do capitão Garibaldi, general, e pediu que se fosse possível, que eu le mostrasse.
- Leia no más.
O sargento Caldeira empostou a voz:
- “Eu vi batalhas mais disputadas, mas nunca vi em nenhuma parte homens mais valentes nem cavaleiros mais brilhantes que os da cavalaria rio-grandense, em cujas fileiras comecei a desprezar o perigo e a combater dignamente pela causa sagrada das gentes”
Netto Aprovou com a cabeça.
Netto acredita que o médico do hospital de Corrientes, o tenente-coronel Philippe Fointainebleux era um “francês pedante, falso no sorriso e brutal no tratamento com os inferiores” (2001, p.14). Deduziu isso a partir do procedimento do médico junto ao capitão de los Santos – um de seus companheiros de quarto - que teve suas pernas amputadas. De acordo com Netto, Fointainebleux fez isso por não gostar do capitão de los Santos.
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Na seqüência do livro, no hospital, o general Netto e o sargento Caldeira lembram ainda do jovem escravo Milonga, que se alista no Corpo de Lanceiros Negros, sob o comando de Caldeira. O personagem “Milonga” é muito interessante no decorrer da narrativa, pois é ele quem representa os anseios dos escravos que lutaram na Guerra dos Farrapos, e também da revolta dos soldados negros após a guerra.
Vilarejo de Poncho Verde, município de Dom Pedrito, Província de São Pedro do Rio Grande, 2 de março de 1845.
Viram um cavaleiro carregando uma lança se aproximar num galope urgente, levantando uma poeira rosada. O cavaleiro entrou no acampamento investindo sobre a soldadesca que precisou saltar para os lados para não ser atropelada, avançou até diante da tenda de Netto e estacou o cavalo a cinco metros dele.
Milonga era o cavaleiro. Ergueu a lança e atirou-a na direção de Netto. A lança cravou no chão, entre as botas de Netto, e ali ficou balançando.
- General mentiroso!
Netto sentiu uma dor súbita e estranha
- Vim pra le matar, general.
Osório levou a mão à culatra da pistola. Netto segurou seu braço. Olhou para o rapaz que um dia salvara sua vida. Tirou o palheiro da boca.
- Há quanto tempo, amigo Milonga.
- Eu não tenho amigos!
A mão esquerda de Milonga desceu até o coldre. Vários oficiais acorreram, mas Netto tornou a fazer o gesto. (...)
- A guerra terminou, Milonga.
- A guerra terminou e eu continuo escravo.
- Para mim tu não és escravo, Milonga.
- General, onde está a República que vosmecê proclamou?
- Ela não existe mais, Milonga.
- Vosmecê mentiu para nós.
- Não, Milonga, eu não menti. Apenas perdi a guerra. (2001, p.101-102)
São várias histórias, encontros trágicos, amigos e inimigos, amores e desafetos. Netto recorda o exílio em Piedra Sola, Uruguai, depois da derrota dos farroupilhas; o convívio com os fantasmas do passado; a descoberta do amor, com a uruguaia Maria Escayola e a Guerra do Paraguai. Naquela noite, no hospital, unidos por duras lembranças, revelações surpreendentes e um terrível segredo, os dois veteranos enfrentam o que parece ser o derradeiro desafio, que é assassinar o tenente-coronel Philippe Fointainebleux. Mas será que é só isso? Não.
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Parece tudo muito simples, só que o final do livro reserva surpresas. Obviamente que não serei eu a dizer quais são, senão perde a graça! Há certos detalhes no meio das recordações que permitem pensar no final, só que na primeira leitura do livro esses detalhes passam desapercebidos e são tidos como insignificantes (pelo menos foi a minha impressão na primeira vez que li o livro); mas não são.
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Quando se viaja para a região pampiana em noites de inverno, observam-se campos que se perdem no horizonte, aparentemente desolados e despovoados, iluminados unicamente pela luz da lua e preenchidos por um minuano (vento) cortante que às vezes sopra tão forte pelo descampado que chega a parecer vozes de personagens de noites antigas, o que causa um sentimento de angústia. Em geral nem ao menos pensamos no que deve ter ocorrido nesses locais em épocas passadas. Netto Perde sua Alma traz à tona eventos sucedidos nestas mesmas terras há mais de um século e meio. Quando adquirimos consciência que sabemos tão pouco sobre os lugares que chamamos de ‘casa’, sentimos uma profunda nostalgia. É esse sentimento que estou sentindo agora, enquanto termino de escrever.
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[1] http://es.wikipedia.org/wiki/Pampa_%28Sudam%C3%A9rica%29
[2] http://es.wikipedia.org/wiki/Virreinato_del_R%C3%ADo_de_la_Plata
[3] http://es.wikipedia.org/wiki/Cisplatina
[4] http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_de_Sousa_Netto
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