quinta-feira, 8 de novembro de 2007

A Missa do Galo

Escrito em 1895, durante a maior fase do cronista Machado de Assis, "Missa do Galo" é talvez seu conto que mais fascínio desperta entre seus leitores e críticos. Em vez de um enredo repleto de lances e movimentos, o conto traz uma narrativa psicológica bastante intensa. O leitor tem a possibilidade de ir muito além daquilo que é aparentemente narrado.

O conto é centrado em uma quase história de amor entre Nogueira, de apenas dezessete anos, e uma mulher de trinta anos, Conceição. Ela é casada com Menezes, escrivão, e Nogueira vive na casa deles devido ao parentesco com a primeira esposa do escrivão.

Na noite de Natal, o jovem está lendo, na sala da frente, enquanto espera por um amigo com quem iria à Missa do Galo. Nogueira, completamente envolvido na leitura, nem percebe a chegada de Conceição. Os dois iniciam, então, uma conversa carregada de insinuações.

Mais velha e experiente, cansada da constante ausência do marido, ela parece querer conquistar o rapaz. As expressões faciais e corporais expressando sensualidade que acompanham suas falas demonstram suas pretensões. Porém, as atitudes ficam apenas no âmbito das tentativas, marcadas por avanços e recuos, que constituem o clima da história.

Nogueira, tímido e bem mais jovem, tem o seu primeiro encantamento amoroso. A medida que a conversa avança, ele vai se envolvendo naquele clima de sedução. Contudo, após uma hora de conversa, chega o amigo que lhe fará companhia na ida à Missa do Galo, quebrando o encanto e impedindo a concretização do romance.

Por ser narrado em primeira pessoa, o leitor conhece apenas a impressão que Nogueira tem do fato. Não há como afirmar se Conceição realmente está inserida no mesmo clima de sedução percebido por ele. Para Nogueira, no entanto, a noite foi profundamente marcante.

O portal "Domínio Público" disponibiliza o download do conto na íntegra:



Nenhum comentário: