sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Quando perdemos a inocência...

O livro "Ópera de Sabão" de Marcos Rey narra a história de uma família paulistana no dia do suicídio de Vargas. Assim como acontece no país, a vida da família vira de cabeça para baixo. Inspirado nas soap opera da Era do Rádio, o livro é “bem amarradinho”. A história dos integrantes da família Manfredi é cheia de idas e vindas e coincidências propícias para o conflito das personagens. Dividido em duas partes, o livro começa no ano de 1954 e depois dá um salto de quinze anos no tempo. A trajetória dos integrantes da família permite perceber as mudanças que estavam acontecendo no país naquela época.

A primeira parte da história é engraçada, flui doce e romântica, lembrando um país de muitos anos atrás. A segunda parte tem um clima diferente, triste. No enterro do patriarca é possível saber o que houve com as personagens e um clima de nostalgia e perda da inocência pode ser percebido. O voluntarioso pai, que não aceitava o casamento da filha com o homem mais velho e rico, decide não dar mais opiniões quando começa a receber uma pensão do genro. A mãe, uma defensora da moral e da luta contra o aborto, abandona seus ideais para “resolver o problema” do filho que engravidou a namorada.

É possível fazer um paralelo com as mudanças culturais e a vida política do Brasil. Os filhos mais novos sacrificam o amor por “bons casamentos” e não se importam com os problemas do país, já que o Brasil vive o Milagre Econômico e todos estão ganhando muito dinheiro com isso – uma atitude semelhante à dos pais, citada acima, que trocaram os ideais e o direito de falar o que pensavam por vantagens. Em contrapartida, o filho mais velho decide lutar contra a Ditadura e recusa o dinheiro e as vantagens que o cunhado – o poder corruptor – oferece e se torna um foragido.

De certa forma, os personagens são uma representação de boa parte do povo brasileiro, que apoiou ou simplesmente se omitiu enquanto regime ditatorial ofereceu vantagens econômicas. As escolhas que eles fizeram mostram as mudanças no comportamento cultural do país, que se tornava industrial, moderno e menos inocente.
http://www.marcosrey.com.br/home.htm é o endereço do sítio do autor na internet e no link
http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/midia/dnov/midia1.htm é possível saber como nasceram as soap operas.
Para ler uma breve biografia do autor, procure em
http://www.teledramaturgia.com.br/marcosrey.htm

Nenhum comentário: