sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Viagem às selvas tropicais

O escritor e poeta colombiano Alvaro Mutis é muito prestigiado na literatura de língua espanhola, apesar de não ser muito conhecido no Brasil – para variar, eu não sei quando os brasileiros perderão essa resistência à belíssima literatura latino-americana e conhecerão as maravilhas que foram escritas na língua de Cervantes. Enfim, Mutis já recebeu vários prêmios e sua personagem mais conhecida é Maqroll o gaveiro, um marinheiro que se envolve em muitas aventuras. Na década de 90, foram publicadas as sete novelas que compõem a narrativa do aventureiro misterioso, algumas delas já editadas em português.

O livro comentado neste post é “A neve do Almirante”, que narra a aventura de Maqroll subindo o rio Xurandó para negociar madeira. Mais importante do que o resultado final é a viagem em si, narrada em diário pelo marinheiro. As personagens encontradas no caminho beiram muitas vezes o grotesco e mostram a vida que passa mansa e sem esperança nas selvas tropicais. A floresta, aliás, é muito importante na narrativa. Assustadora, grandiosa e sufocante, a mata age diretamente nas personagens. O livro mostra a realidade de abandono e a forma como os interesses de poderosos – os mais espertos - interferem na vida da região. O livro, porém, está longe de ser um manifesto sobre os problemas desta parte do mundo. É, antes de tudo, uma viagem filosófica onde o protagonista reflete sobre a vida e a morte.

No final do livro, há outros textos sobre a mesma personagem, vivendo outras histórias. Isso dá vontade de conhecer mais sobre a vida de Maqroll, ler as outras novelas sobre ele. Não sei se todas estão disponíveis em português, provavelmente não (não achei referências à coletânea em português na Internet). Para quem lê em espanhol ou em inglês, fica a dica das sete novelas. Para quem só lê em português, o jeito é conhecer o que já foi publicado por aqui e rezar para que os outros livros sejam traduzidos.

Para ler uma entrevista que Mutis concedeu ao jornal Estado de São Paulo, clique em http://www.estado.com.br/editorias/2006/01/29/cad28218.xml

No blog de Adelto Gonçalves – especialista em Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana e Literatura Portuguesa – é possível saber um pouco mais sobre outro livro que narra as aventuras de Maqroll, “A última escala do velho cargueiro”.É só clicar em
http://blog.comunidades.net/adelto/index.php?op=arquivo&pagina=34&mmes=07&anon=2005

É possível saber um pouco mais sobre Mutis e sua poesia em
http://www.revista.agulha.nom.br/bh5mutis2.htm

E para ler um trecho do livro "A neve do Almirante ", vá até
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u58176.shtml

Nenhum comentário: