quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O amor e o medo

Em Memórias de minhas putas tristes, o colombiano Gabriel Garcia Márquez narra as memórias de um homem que está prestes a completar 90 anos e decide ter, como presente de aniversário, uma noite de amor com uma jovem virgem. Mas se engana quem pensa que se trata da história de um velho safado, acima de tudo é uma história de amor, esse sentimento tão falado e ao mesmo tempo tão temido. O narrador passou 90 anos fugindo da possibilidade de amar alguém – inclusive abandonou a noiva no altar – e depois de velho é que se rende a esse sentimento com uma jovem com quem tem uma relação pura.

Mais do que um romance, Memórias... é uma reflexão sobre o tempo que passa sem que percebamos; e como deixamos de fazer coisas que desejamos, inclusive, e principalmente, amar, por medo ou acomodação. O tempo parece tão longo, mas passa rápido, muito rápido. Tal qual o narrador, muitas pessoas procuram em amores falsos a forma de não pensar em amores verdadeiros, e sobre isso ele diz uma frase emblemática: “O sexo é consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança”.

Após ler esse livro me pareceu uma grande idiotice perder tempo e temer sentir algo por alguém, não apenas com uma conotação erótica, mas com todos os sentidos que a palavra amor pode ter. Afinal, por que tememos tanto se abrir e confiar em alguém? Não importa a idade, 20 ou 90 anos, o tempo é sempre o espaço curto de viver. Então, vamos aproveitar o momento para amar alguém, sem medo.

Para ler começo deste livro, clique em http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT991765-1655,00.html

No link http://www.speculum.art.br/module.php?a_id=328 é possível saber mais sobre a vida do escritor

E para ler mais alguns textos de Gabo, é só ir ao site Releituras em http://www.releituras.com/ggmarquez_menu.asp

4 comentários:

Anônimo disse...

coitado da noiva...

Anônimo disse...

Muito legal o trabalho de vcs!
parabéns.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the GPS, I hope you enjoy. The address is http://gps-brasil.blogspot.com. A hug.

Nara Loupe disse...

humm fiquei curiosa de ler...