terça-feira, 13 de novembro de 2007

Ratos...

Dyonélio Machado é autor do livro a ser estudado hoje. Nascido em 21 de agosto de 1895 na nossa queridíssima Quaraí terra natal do nosso grande colega de sopa Jorge Robespierre. Conhecidíssimo pelo romance “Os Ratos” que ganhou o prêmio Machado de Assis em 1933.

Dyonélio não teve uma vida fácil, perdeu seu pai muito cedo e por isso aos oito anos teve de começar a trabalhar para ajudar a mãe e o irmão mais novo. Mas nada o impediu de se tornar jornalista, escritor e médico especializado em psiquiatria. Militante comunista foi preso duas vezes, o que não o impediu de ser eleito pelo PCB deputado estadual e se tornar chefe da bancada do seu partido na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O romance “Os Ratos” contam um dia da vida de Naziazeno. O endividado funcionário público passa o dia tentando ganhar dinheiro para pagar seus credores. A angustia tanto do protagonista quanto à do leitor aumenta conforme Naziazeno consegue quitar uma divida e fazer outra.

Naziazeno sofre tanto que é tomado pelo desespero. Sente cansaço, fome, tenta ganhar algum dinheiro no jogo do bicho, aposta também em corrida de cavalos, pede dinheiro emprestado até com agiotas e entre outras coisas, não pode deixar de comprar o leite pro filho que a mulher faz tanta questão.

Enfim, um livro de vocabulário simples, direto e de rápida leitura que em suas poucas páginas consegue relatar uma infinidade de situações enfrentadas por muitos brasileiros.

Nenhum comentário: